Hamaca - Coro Internacional da UnB

 

Um projeto que acolhe migrantes no Distrito Federal

 

Tendo como ferramenta o canto coral, que permite uma ação artística democrática por meio do desenvolvimento da comunicação livre e heterogênea de diversas culturas, o PEAC 62349  - Hamaca - Coro Internacional da UnB  é um projeto de extensão que se propõe como um espaço de acolhimento de migrantes residentes no Distrito Federal. Interpretando obras de diversos países, desde o segundo semestre de 2018, em  inúmeras apresentações por espaços do DF, o Hamaca também acolhe pessoas nascidas no Brasil, como forma de  desenvolver vínculos com a população local.

Desenvolvido pelo  Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (CEAM), em parceria com a Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX),  o projeto  tem como objetivos:

-Integrar à comunidade da UnB, migrantes que residem no Distrito Federal;


-Proporcionar dignidade e integração social, por meio das atividades de canto coral;


-Elaborar estratégias socioeducativas, em prol da expressividade dos migrantes;


-Desenvolver a saúde vocal e postural;


-Divulgar as produções culturais dos migrantes com atividades de pluralidade artística;


-Integrar ações na UnB, em âmbito artístico e educacional;


-Promover a paz, a justiça e a dignidade dos povos; e


-Estabelecer o intercâmbio entre as instituições que atuam dentro dos mesmos objetivos do PEAC 62349, como embaixadas, grupos de pesquisa, comissões, organizações nacionais e internacionais e afins.


É importante ressaltar que, na parte metodológica, o Hamaca investe no  aprendizado fonético do português por meio do canto; e no aprendizado da pronúncia na língua nativa dos migrantes, pela estrutura fonética própria da língua dos participantes que queiram levar repertório para o Coro.

Por conta do momento excepcional que enfrentamos, as atividades estão sendo desenvolvidas, de forma virtual, para os atuais integrantes do coro, e  um novo edital, para atrair novos participantes, está sendo planejado para lançamento em agosto. Mais informações sobre o projeto pelo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.