Resultado de experiências artísticas da CAL e Casa Niemeyer entre 2017 e 2019

Duas exposições e duas experiências de residências artísticas que ocuparam os espaços da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL) e da Casa Niemeyer, entre 2017 e início de 2019, podem ser contempladas nos quatro catálogos virtuais lançados, recentemente, pela Editora UnB.

Os catálogos "Brasília Extemporânea", "OCA - Residência Artística Internacional 2017" , "Quando as formas se tornam relatos" e "OCA - Residência Artística Internacional 2018" são produtos de uma parceria entre a Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB (DDC/DEX) e a Editora UnB, por meio do selo Caliban.

Sobre os catálogos

Assinada pela curadora Ana Avelar, a exposição "Brasília Extemporânea" esteve em cartaz na Casa Niemeyer, do início de outubro de 2018 a fevereiro de 2019, com obras de 29 artistas nacionais e internacionais que, por meio de instalações, vídeos, objetos e intervenções, mostraram a sua visão - monumental, estática, estrangeira - sobre a capital do país.

No catálogo da exposição, é possível conhecer o vídeo "Brasília", de Cao Guimarães (MG), realizado para a Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen (China), em 2011; o vídeo-projeção "Orla" (2018), da brasiliense Karina Dias, que coloca em sintonia o caráter bucólico da orla com a artificialidade do Lago Paranoá; o painel "Restauro" (2012/2019), do paranaense Laércio Redondo, que reproduz por meio de carvão um dos murais de Athos Bulcão; "Alvorada" (2018), do goiano Paulo Setúbal que se propõe a reproduzir um dos pilares do Palácio, dentro das dimensões da Casa Niemeyer, além de tantas outras obras de artistas contemporâneos como Camila Soato (DF), Christus Nóbrega (DF), Ding Musa (SP), Dora Smék (SP), Joana Pimenta (Portugal), João Trevisan (DF), Lenora de Barros (SP) e Nuno Ramos (SP).

A imersão radical, em Brasília, dos artistas visuais Cecilia Vilca Ocharán (Peru); Esvin Alarcón Lam (Guatemala), Ismael Arturo Rodríguez (Mexico), Sérgio Camilo Pinzón (Colômbia), Jordi Tasso (Brasil) e María Alejandra Rojas Arias (Colômbia) - que, no segundo semestre de 2017, trocaram experiências com artistas locais e com a comunidade universitária, e produziram materiais tendo como tema "Experiência e cidade na América Latina" - é contada em imagens, textos e declarações no catálogo Residência Artística Internacional (OCA) 2017 - que já possui edição impressa, lançada em 2018.

Parceria da DDC/DEX e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a residência faz parte de um Programa que tem como missão tornar concretos os laços culturais entre o Brasil e os países irmãos. O encontro dos jovens artistas latino-americanos intensificou o processo de internacionalização da UnB e aprofundou o compromisso da CAL com a cultura do continente.

Em agosto de 2017, quando a CAL, sob a nova gestão, buscava repensar seu lugar institucional, enquanto espaço público e universitário, a exposição "Quando as formas se tornam relatos" ocupou as galerias da CAL como também hall, corredores, salas de reunião e da diretoria, banheiros e calçadas da instituição, subvertendo lugares comuns de um espaço cultural e expositivo e intensificando o sentido de resistência cultural da CAL.

Essa experiência, agora disponível em forma de catálogo, contou com instalações, intervenções, performances, projeções e vídeos de jovens artistas contemporâneos onde o viés artístico se sobressai. Participaram da exposição: Clarisse Tarran (RJ), Dora Smék (SP), Fábio Tremonte (SP), Fernando Piola (SP), Gustavo Von Ha (SP), Jaime Lauriano (SP), João Castilho (MG), Laís Myrrha (SP), Laura Andreato (SP), Paul Setúbal (GO), Raquel Nava (DF) e Renato Pera (SP).

Na segunda edição da OCA - Residência Artística Internacional 2018, seis novos artistas latino-americanos: Claudia Gutiérrez Marfull (Chile), Fabián Avila Elizalde (México), Guerreiro do Divino Amor (suíço radicado no RJ), Lucas Dupin (MG), Oscar Figueroa (Costa Rica) e René Loui (Brasil), falam dos seus projetos e contam as suas experiências dentro da residência.

Todas essas publicações podem ser acessadas no endereço: www.editora.unb.br/Acessolivre.php