Vilany Kerhle

Brasília, 19.08.2020

 

Criada, em 1987, para promover e divulgar a arte e a cultura latino-americana, a Casa da Cultura da América Latina - CAL, vinculada ao Decanato de Extensão - DEX, vem, ao longo do tempo, se consolidando como um espaço voltado para a promoção das culturas ibero, latina e africana, em todas as suas vertentes e linguagens. Além da promoção de eventos, é um importante espaço de estudo e de preservação do patrimônio cultural e artístico da UnB.

 

Após a realização do I Festival Latino-americano de Arte e Cultura (Flaac), importante evento multicultural realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, nasceu a Casa da Cultura da América Latina (CAL), com a missão de promover e difundir o pluralismo cultural da américa latina, ao atender às funções intrínsecas da universidade de ensino, pesquisa e extensão. A Casa, que funciona no centro da cidade de Brasília, no Setor Comercial Sul, além de importante instituição de difusão da cultura latino-americana em Brasília, consolidou-se como referência de preservação do patrimônio institucional na cidade. Realiza exposições de artes visuais, concertos musicais, mostras de cinema, espetáculos teatrais, performances, cursos, debates, seminários, palestras, entre outros eventos culturais, dentro e fora do seu ambiente físico.

 

Com sede administrativa no Edifício Anápolis, local de funcionamento da CAL, a DDC é responsável pela guarda e divulgação de um importante acervo de arte moderna, arte contemporânea, popular e etnográfica. Para visitação, há três galerias de arte: CAL (subsolo); Acervo (2º andar) e de Bolso (vitrine), e o auditório onde acontecem diversas atividades culturais.

 

Em 2017, a Casa Oscar Niemeyer foi incorporada ao patrimônio da Universidade de Brasília e o Decanato de Extensão se tornou responsável por mais esse espaço. Nesse sentido foi criada a Diretoria de Difusão Cultural, englobando a CAL e a Casa Oscar Niemeyer.

 

<