MicrosoftTeams image 1

 

 

A Diretoria de Difusão Cultural tem a honra de convidar a comunidade acadêmica, curadores, artistas e a população em geral para a exposição “Sujeito a”, com a curadoria de Marcela Campos. Esta segunda exposição do grupo de estudos com Modelo Vivo da UnB (MVUnB) realizará o evento de abertura no dia 09/11/2023 às 18:30h, na Casa da Cultura da América Latina. 

A exposição coletiva apresenta desenhos produzidos durante encontros semanais aos sábados, quando seus frequentadores se reúnem ritualmente com foco na prática do desenho e observação do corpo, visando à desmistificação das tradições acadêmicas e à diversidade de corpos em suas variadas manifestações e formas de expressão.  

Convidamos o público a um novo olhar do exercício gráfico, exibindo desenhos em suportes múltiplos, que proporcionam a construção de imagens potentes sobre a representação da figura humana. 

A exposição “Sujeito a” se configura como uma ação do projeto de extensão do Grupo de Estudos com Modelo Vivo da UnB. Conta com o apoio do fomento realizado pela Diretoria de Difusão Cultural do Decanato Extensão (DDC/DEX), por meio do edital Casas Universitárias de Cultura (CUC) nº 02/2023.  

 


Ficha Técnica: 

Curadoria: Marcela Campos 

Produção e Expografia: Daniel Lopes, Marcela Campos, Eduardo Belga, Felipe Alencar, Ana Lima e Luana Ferreira Costa 
Extensionistas MVUnB: Ana Lima, Ana Ribeiro Soares, Beatriz Sampaio, Felipe Alencar, Fernanda Karen, Luana Ferreira Costa, Maria Luiza Viana, Sônia Helena Ramos. 

 


Dados gerais: 

Abertura: 9 de Novembro, das 18h30 às 21h na galeria Acervo e de Bolso da Casa da Cultura da América Latina. 
Visitação: 10 de Novembro a 15 de Dezembro de 8 às 19h (2ª a 6ª feira). 

Local: Casa da Cultura da América Latina (UnB/DEX/DDC/CUC/CAL)  

          Setor Comercial Sul, Quadra 4, edifício Anápolis, Brasília- DF  

Classificação: 16 anos 


Programação das Oficinas e Visita Guiada: 

18/11 –   Oficina: Modelo vivo, corpo animado, das 15h às 17h, Galeria Acervo 

Com Equipe MVUnB e Henrique Farage

Esta oficina tem como intuito refletir aspectos do corpo em movimento e do ato de posar.
Os participantes irão representar instantes de um único movimento do modelo em uma sequência de desenhos. Os desenhos feitos serão debatidos e ordenados pelo grupo, de forma que componham uma sequência conjunta. Ao final, o material será recolhido e servirá de base para uma animação a ser exibida na exposição.

Vagas: 25

Link para inscrição: https://forms.gle/fBAzSzVxXY2KSiWLA

 


23/11 – Oficina: Sentir com os olhos: o material como expressão, das 15h às 17h, Galeria Acervo 

Com Equipe MVUnB

A oficina propõe exercícios que promovam a interação da visão com outras percepções sensoriais, que resultem em aproximações entre sensações e o gesto empreendido no papel. Serão discutidos aspectos gráficos como linha, forma, mancha, textura e cor e em como suas aplicações expressam sensações como peso, ritmo, temperatura, movimento, etc. Os desenhos serão exibidos ao final para discussão e apreciação em grupo.

Vagas: 25

Link para inscrição: https://forms.gle/zi13FDSiRYmcvcDGA


02/12 – Oficina: Desenho acúmulo: corpo múltiplo, das 15h às 17h, Galeria Acervo 

Com Equipe MVUnB

Esta oficina tem o objetivo produzir desenhos que juntem diferentes poses em uma única composição, seja pela sobreposição ou justaposição de formas, em exercícios que instiguem o participante a pensar no espaço do papel em sua totalidade. Os desenhos serão exibidos e debatidos pelo grupo ao final.

Vagas: 25

Link para inscrição: https://forms.gle/n3imLxmCVRDrjEHu6


07/12 – Oficina: Exercícios de olhar, das 15h às 17h, Galeria Acervo 

07/12, das 15h às 17h

Com Equipe MVUnB

Esta oficina tem como ponto de partida a curadoria de Aracy Amaral para a exposição “Exercícios de Olhar”. A oficina busca debater sobre o que é visto e o que não é visto ao desenhar por observação, em exercícios focados em vistas que fujam à norma da frontalidade. Ao final da oficina, os trabalhos serão exibidos e discutidos em grupo.

Vagas: 25

Link para inscrição: https://forms.gle/Kdo5dTkMnS7KBgBi6


14/12 – Visita guiada com a curadora Marcela Campos, das 16h às 17h30.