Mesa redonda You Tube

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa no dia 24 de julho com 117 atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina – e 110 atividades on-line, com transmissão pelo YouTube.

O tema desta edição é Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

As atividades on-line serão transmitidas pelos canais oficiais da SBPC e da UnBTV no YouTube. A programação tem 44 conferências, 80 mesas-redondas, 54 painéis, 14 webminicursos, dez sessões especiais, um encontro, uma assembleia, lançamento de cinco livros e seis exposições.

A SBPC vai à Escola também vai levar 30 atividades presenciais para estudantes e professores da educação básica.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), Sessão de Pôsteres (que será realizada de forma virtual), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

>> Para obter certificado, é possível realizar sua inscrição pelo SIGAA <<

EXTENSÃO – A Extensão Universitária também estará presente durante a 74ª Reunião Anual da SBPC. Na sexta-feira (29), a Mesa-Redonda Darcy Ribeiro e os Caminhos para a Autonomia: Educação, Literatura e Cultura será coordenada pelo Decano de Extensão, Alexandre Pilati. A atividade presencial terá participação de Roberto Leher (UFRJ), Lincoln de Araújo Santos (UERJ) e Haydée Ribeiro Coelho (UFMG) e será realizada no Anfiteatro 09, a partir das 16h.

Na SBPC Jovem, voltada aos estudantes do ensino básico, o público poderá conhecer os projetos de extensão CEDPIS e M²ICE. O programa Centro de educação, desenvolvimento e inovação de produtos para a saúde (CEDPIS) reúne três projetos de extensão e vários docentes da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Instituto de Física (IF). O CEDPIS promove eventos como minicursos e palestras sobre produtos inovadores para a saúde, buscando, através da interação com a população, conhecer suas principais demandas e avaliar a possibilidade de atendimento.

Já o projeto de extensão e pesquisa Meninas e mulheres no Instituto de Ciências Exatas (IE): ciência e tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e entorno busca estimular o contato de meninas e mulheres com a matemática, a computação, a estatística, a engenharia, a ciência e a tecnologia a fim de desmistificar essas áreas e incentivar a busca por carreiras a elas relacionadas.

Os interessados também podem se inscrever no Webminicurso-11: Divulgação Científica, Humanidades e Tecnologias: Possibilidades e Desafios do Uso dos Podcasts. O minicurso ministrado por Carolina Parreiras Silva (UNICAMP), Soraya Fleischer (UnB) e Patrícia Pinheiro (UFPB) tem como objetivo refletir, a partir de três experiências antropológicas, sobre o uso dos podcasts como ferramenta de divulgação científica, ensino/aprendizagem e extensão.