Evento dia 28 4 Destaque site

O Ciclo de Debates: "O Brasil como Problema" terá mais uma edição no dia 28 de abril com emissão de certificado.

" Convívio e Contaminação: povos indígenas na pandemia e o papel da universidade" é o tema que será discutido dia 28 de abril (quarta-feira), a partir das 10h, dentro do Ciclo de Debates: "O Brasil como Problema". O evento será aberto a qualquer interessado, mas os participantes que fizerem inscrição previamente poderão receber certificado.

O evento terá a participação da liderança indígena, Almir Surui, que trará o seu testemunho pessoal sobre as doenças que mataram seus parentes nos anos 1960 e 1970, ocasião em que os Suruí foram contatados, e agora sobre o sofrimento imposto pela pandemia da Covid-19. A palestrante Carolina Arouca a abordará o tema das epidemias em povos indígenas na obra de Darcy Ribeiro, quando Darcy Ribeiro vivenciou presencialmente surtos mortais de sarampo que dizimaram muitos índios nas aldeias dos Urubu Kaapor no Maranhão no final dos anos 1940. Também será um momento para discutir o discutir o papel da universidade em face da vulnerabilidade indígena às pandemias, com a apresentação da professora Mônica Nogueira. A mediação será feita por Toni Lotar, da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR).

O Ciclo de debates, que teve início no final de fevereiro com o objetivo de manter vivo o legado deixado por Darcy Ribeiro, é uma parceria da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB (DDC/DEX), com a Fundação Darcy Ribeiro e Memorial Darcy Ribeiro.

O link para acompanhar o evento no YouTube é: https://www.youtube.com/watch?v=l2sFpfeG8XQ

Para inscrição, acesse:

Contamos com a sua presença!

Palestrantes:
Carolina Arouca (Fundação Oswaldo Cruz)

carolina

Almir Suruí (Liderança indígena)

Almir Narayamoga Surui

Mônica Nogueira (FUP/UnB)

Mônica Celeida Rabelo Nogueira

Mediação: Toni Lotar ( FUNDAR)