WhatsApp Image 2021 03 25 at 18.17.20

Em 1996, Darcy Ribeiro criou a fundação que leva o seu nome, com sede no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, em uma carta dirigida ao reitor da UnB, o antropólogo demonstrava o desejo de deixar o seu acervo documental guardado na instituição que ele idealizou. Darcy faleceu em fevereiro de 1997, e o Memorial Darcy Ribeiro foi inaugurado em 6 de dezembro de 2010, no campus da Asa Norte da UnB. Conhecido como Beijódromo (neologismo criado pelo próprio Darcy), o lugar é responsável pela guarda do acervo bibliográfico e arquivístico de Darcy e de sua companheira, Berta Gleizer Ribeiro. Fazem parte da coleção 30 mil livros, periódicos, documentos pessoais, fonográficos e filmográficos, entre outros.

No dia 31 de março, a partir das 10h, o evento "Arquivos e bibliotecas:caminhos e reflexões" vai reunir inúmeros profissionais para discutir a organização do acervo deixado por Darcy e Berta Ribeiro, apresentando a constituição do acervo do Memorial Darcy Ribeiro sob a perspectiva da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar). O evento está inserido no Ciclo de Debates: O Brasil como Problema, uma parceria da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB (DDC/DEX), Memorial e Fundar.

O debate vai contar com a participação da cientista social, Ellen Cristine Vogas; da coordenadora das Bibliotecas Setoriais da Biblioteca Central da UnB, Ana Flávia Lucas de Faria Kama; do diretor do Arquivo Central da UnB, Rodrigo de Freitas Nogueira e da professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Haydee Ribeiro Coelho. A mediação será feita pela diretora cultural da Fundar, Maria Elizabeth Brêa Monteiro.

Aberto a qualquer interessado, os participantes que fizerem inscrição pelo https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1742, poderão receber certificado de extensão. Já a transmissão do evento será pelo https://www.youtube.com/watch?v=QKc60CWXc4g.

O Ciclo de Debates sobre o legado deixado por Darcy Ribeiro teve início no dia 24 de fevereiro. O evento reflete as novas relações entre o Decanato de Extensão da UnB e a Fundar que, desde novembro de 2020, celebraram um acordo de cooperação científica com a finalidade de desenvolver atividades artísticas e culturais, além da preservação do acervo e o acesso à biblioteca do Memorial (ou Beijódromo), agora também uma das Casas Universitárias de Cultura da DDC/DEX, juntamente com a Casa da Cultura da América Latina (CAL) e a Casa Niemeyer.

Palestrantes:
Ellen Cristine Vogas (Cientista social)

Ellen Cristine Monteiro Vogas

Ana Flávia Lucas de Faria Kama (Bibliotecária, coordenadora de Bibliotecas Setoriais - BCE/UnB)

Ana Flávia Lucas de Faria Kama

Rodrigo de Freitas Nogueira (Diretor do Arquivo Central da UnB)

Rodrigo de Freitas Nogueira

Haydee Ribeiro Coelho ( Professora UFMG)

Haydée Ribeiro Coelho

Mediação: Maria Elizabeth Brêa Monteiro (FUNDAR)

Maria Elizabeth Brea Monteiro