Piracema: Arte na Pandemia
A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UnB/DEX/DDC) lançou em 2020 uma Convocatória para ocupações artísticas na Casa da Cultura da América Latina (CAL). O objetivo era selecionar propostas de caráter artístico, experimental e formativo de toda comunidade artística nacional e latino-americana interessada na ocupação dos espaços da CAL para a temporada 2020/2021. Foram 13 propostas selecionadas.
Contudo, conforme a própria Convocatória já previa, as ocupações presenciais só aconteceriam mediante uma melhora na atual situação sanitária que estamos vivendo. Atualmente, o Brasil já tem mais de 560 mil mortes registradas pela covid-19 e no dia 1º de julho de 2021, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) seguindo orientações do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da covid-19 da UnB (Coes), deliberou pela manutenção das atividades acadêmicas em formato remoto neste semestre acadêmico iniciado em 19 de julho.
Assim, seguindo a decisão do CEPE e após conversas com artistas cujas propostas foram selecionadas, faremos a ocupação em formato virtual utilizando os perfis oficiais da CAL.
Esta ocupação virtual foi denominada “Piracema: Arte na Pandemia”, fazendo referência à jornada contra a correnteza que alguns peixes fazem em busca de suas nascentes para a desova. Também nadando contra o fluxo das prioridades estabelecidas no cenário atual, que negligencia a importância das artes, da cultura e da educação para uma formação mais integral, íntegra e humana, “Piracema: Arte na Pandemia”, é um movimento de resistência, resiliência, criatividade e, sobretudo, vida.
Serão três ciclos de exposição, de 16 de agosto a 17 de dezembro de 2021. As artistas Luiza Coimbra e Andréa Hygino representam O Corpo Dissente. Elas ocuparão nosso Instagram @cal_unb para divulgar o trabalho realizado pela dupla nos últimos anos. A artista Susanne Schirato apresentará o seu vídeo “Eu já volto”, que consiste na leitura do livro em voz alta pela própria artista, intitulado 100 bar de pressão. O vídeo estará disponível em nosso canal e no da artista Susanne Schirato.
O Coletivo Vilarejo 21 também ocupará o Instagram da @cal_unb. Diariamente será postado conteúdo referente aos 27 trabalhos produzidos pelos 11 artistas, seus processos e conceitos. A ocupação também contará com uma atividade de Arte Educação para estudantes do ensino médio e do fundamental. O coletivo Remetimentos_Outros promoverá uma live para compartilhar o desenvolvimento de seu trabalho com outros profissionais e dividir com público o resultado de discussões assíduas do coletivo sobre questões inerentes à arte contemporânea. O bate-papo será ao vivo no canal do YouTube (CanalCALUnB).
O Ciclo 2, de 11 de outubro a 5 de novembro de 2021, contará com outras três propostas artísticas. Iniciando este Ciclo, o artista Padu Cecconello nos presenteará com uma semana de desenvolvimento de atividades culturais e educacionais. Os/as artistas do grupo Metagrafías, coordenado por Mariana Renthel disponibilizarão um repositório-biblioteca de imagens em uma plataforma aberta (MEGA) para compartilhar, imprimir, fotocopiar, adaptar e remixar, durante duas semanas. Finalizando este Ciclo 2, Amazônia – Visualidade, Memória e Escrita é a obra da artista Ayana Saito, que apresentará suas criações em um site.
O Ciclo 3 acontecerá do dia 11 de novembro a 17 de dezembro de 2021, com quatro propostas artísticas. O artista Jadson Rocha ocupará nosso Instagram e compartilhará conosco o processo de criação de sua obra Poeiras. O grupo Estéticas da Viagem promoverá uma atividade educativa. O artista Fernando Aidar apresentará seu trabalho Falas em um site. Encerram este terceiro ciclo o grupo colaborativo Invólucros do Corpo cuja série de atividades envolve distintas vertentes: site, educativo, lives, cursos on-line e publicação virtual. Todos ocuparão nosso Instagram. Confiram nossa programação semanal.
A Diretoria de Difusão Cultural disponibilizará sua rede social para que os artistas da Ocupação Virtual Piracema: Arte na Pandemia divulguem seus trabalhos. O conteúdo ali compartilhado é de inteira responsabilidade de seus criadores, não refletindo necessariamente a opinião da instituição.