MicrosoftTeams image

O filme "Mistura e Invenção" é o sexto filme a ser debatido no CineClube Beijódromo dia 21 de outubro ​de 2021 às 19h. Estarão presentes a produtora Isa Ferraz e o antropólogo Roberto Pinho. A mediação será realizada pela professora Rose May Carneiro​, da FAC/UnB.

O filme tem como tema o processo de formação cultural do Brasil, com base ​na ​obra de Darcy Ribeiro. Com imagens de diversas regiões do país e depoimentos de intelectuais e artistas, apresenta vários aspectos dessa formação, como a mistura étnica, os conflitos internos e o sincretismo religioso.

O filme não será exibido durante o evento, mas estará disponível para quem quiser conhecer ou revisitar a obra, no endereço https://vimeo.com/superfilmes/misturaeinvencao
A senha é mist101.

O evento será transmitido pelo canal da Extensão: https://www.youtube.com/watch?v=TFBB9PF3inA
Contamos com a sua presença!

Os participantes:

Isa Grinspum Ferraz é Bacharel em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e doutoranda na FAU USP, é roteirista, documentarista e curadora de exposições e museus multimídia. Dirigiu as séries O Povo BrasileiroIntérpretes do BrasilO valor do amanhã, A cidade no Brasil e o longa-metragem Marighella. É curadora do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e do Cais do Sertão, em Recife, entre outros. Idealizou o Museu do Pampa e o Museu das Missões, no Rio Grande do Sul, e a renovação dos museus do Instituto Butantan, em São Paulo. Publicou o livro “Darcy Ribeiro: utopia Brasil” (Hedra, 2008). Foi colaboradora de Lina Bo Bardi e Darcy Ribeiro.

Isa Ferraz

Rose May Carneiro - Fotógrafa, Cineasta, Professora Adjunta e Coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), além de pesquisadora dos grupos Gênero, Comunicação e Sociabilidades e Narrativas e Experimentações Visuais (CNPQ). Possui bacharelado em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), mestrado em Comunicação e Processos Culturais (UnB) onde pesquisou, à luz da Semiótica da Cultura, o mito da marginalidade no filme O Bandido da Luz Vermelha (1968/Rogério Sganzerla). Fez doutorado na linha Imagem & Som (FAC/UnB) com uma pesquisa sobre viagem, identidade e incomunicabilidade nos road movies (filmes de estrada) de Wim Wenders. Atualmente, leciona, no curso de Audiovisual, com muito prazer e afeto as "disciplinas" pré- projeto em Audiovisual,  Road Movies em uma perspectiva de gênero e CIC - Comunicação, informação e computação - (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Rose May

Roberto Pinho

Projetos sobre cultura brasileira.

Assistente do Professor Agostinho da Silva fundador da Universidade de Brasilia com Darcy Ribeiro.

Universidade de Brasília - Centro Brasileiro de Estudos Portugueses 1962

Universidade da Bahia - Centro de Estudos Afro Orientais 1959