Cineclube Uira Destaque site

A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) têm a honra de convidá-los a participar da 9ª sessão do CineClube Beijódromo no dia 28 de abril de 2022, às 12h30, no Memorial Darcy Ribeiro – UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Na segunda edição do ano, o CineClube Beijódromo, em novo horário, debaterá o filme "Uirá, um Índio em Busca de Deus". O filme, dirigido por Gustavo Dahl e estrelado por Ana Maria Magalhães e Érico Vidal, mostra o índio Uirá, na busca pela “terra sem males”.

Para além de conhecer a história de Uirá, o filme traz à luz o debate acerca da importância dos saberes tradicionais e do fortalecimento dos direitos e salvaguarda do patrimônio cultural (material e imaterial) de povos indígenas.

Participam da roda de conversa a atriz Ana Maria Magalhães e a diretora Lúcia Murat. A mediação será realizada pelo professor Fernando Bomfim Mariana. Durante a transmissão do evento, o filme não será exibido. No entanto, é possível assisti-lo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=9eO2VuWr-GA

O encontro virtual será participativo pelo canal da Extensão UnB (https://www.youtube.com/watch?v=Xcx0adeAOPE) . Assim, durante a conversa, esperamos sua interação com as convidadas, enviando seus comentários e perguntas. Contamos com sua participação!

Foto Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães: Atuou em filmes de importantes diretores como Nelson Pereira dos Santos, Gustavo Dahl, Hector Babenco, Glauber Rocha e Manoel de Oliveira. Realizou, entre outros filmes, Mulheres de Cinema, Reidy, a Construção da Utopia, Mangueira em 2 Tempos, Já Que Ninguém Me Tira para Dançar, e a série O Brasil de Darcy Ribeiro.

Lucia foto bsb

Lúcia Murat: Diretora (Rio de Janeiro – Brasil). Seu primeiro longa-metragem, o semidocumentário “Que bom te ver viva” (1989), estreou no Festival de Toronto e revelou uma cineasta dedicada a temas políticos e femininos, ganhando melhor filme do júri oficial, do júri popular e da crítica no Festival de Brasília em 1989. É diretora de vários filmes e ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles, de melhor filme da crítica internacional.

Fernando

Fernando Bomfim Mariana: Historiador pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor Associado I da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), área "Educação e Trabalho".