Getulio You Tube 1 

 

Nesta 5ª sessão do CineClube Beijódromo, a ser realizada na próxima quarta-feira, 25 de agosto, às 19:00, relembramos o episódio do suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954. O filme “Getúlio”, de João Jardim, retrata os últimos 19 dias do então presidente do Brasil a partir do que ficou conhecido como “atentado na rua Tonelero”, quando o jornalista Carlos Lacerda é ferido e seu segurança é morto. As acusações de ser o mandante do atentado, aliadas a denúncias de corrupção e pressões políticas para que renunciasse, são um rico material para debatermos os poderes em articulação naquele momento, bem como dez anos depois com o golpe militar de 1964 e em outros momentos mais recentes em que o “golpe” se materializa em nossa história.

 

Em nossa roda de conversa mediada pela estudante de pós-graduação (PPGECsA/UnB), Luiza Calvette Costa, teremos as participações do professor de história da UnB, Mateus Gamba Torres e do jornalista e crítico de cinema Carlos Alberto de Mattos.

 

O filme não será exibido durante o evento, mas estará disponível a partir das 20:00 do dia 19/ago até 22/ago/2021 pelo link https://vimeo.com/217558499. Agradecemos a gentileza do diretor João Jardim e da produtora Copacabana Filmes pela liberação do filme nesse período.

 

A atividade é fruto da parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). O evento, realizado pela Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da UnB (DDC/DEX), será transmitido pelo canal da Extensão: https://www.youtube.com/watch?v=q5jwz9vZGK4

 

Contamos com a sua presença!

 

 

 

 
Carlos Alberto Mattos
 
Jornalista, crítico e pesquisador de cinema. Autor de livros sobre os cineastas Walter Lima Jr., Eduardo Coutinho, Carla Camurati, Jorge Bodanzky, Maurice Capovilla, Vladimir Carvalho e Mario Carneiro. Foi cooordenador de cinema do CCBB-Rio e presidente da Associação de Críticos  de Cinema-RJ. Criou o DocBlog (extinto) em O Globo, foi editor da revista Filme Cultura e co-editor da revista Cinemais. Foi cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho (Itaú Cultural e IMS) e do Seminário Na Real_Virtual sobre documentário brasileiro contemporâneo. Escreve regularmente no blog carmattos e no portal Carta Maior. 
 
Carlos Alberto Mattos
 
Mateus Gamba Torres
Bacharel em Direito UFSC, Bacharel e Licenciado em História UDESC, mestre em história UDESC, Doutor em História UFRGS. Professor Adjunto IV do Departamento de história da UnB. Professor do Programa de Pós Graduação em história da UnB. Coordenador de Extensão do Instituto de Ciências Humanas. Presidente da Associação Nacional de História da Seção do Distrito Federal. Assuntos que pesquisa: Ditadura Civil-Militar, História do Tempo Presente, e relações do Judiciário com a ditadura militar. Autor do Livro (2021) O Discurso do Supremo Tribunal Federal na Ditadura Militar, pela Editora da UnB.
MateusGamba
Luiza Calvette Costa
 
Mestranda em Ciências Sociais no Departamento de Estudos Latino-americanos da UnB, pesquisa os golpes na América Latina no presente século, com enfoque no caso de 2019 na Bolívia e o significado do golpe no Estado capitalista. Começou a estudar o tema na sua monografia em Ciência Política, onde realizou uma comparação entre os golpes sofridos por João Goulart e Dilma Rousseff. Atua com relações governamentais e trabalhou com o tema, entre otros lugares, na Câmara dos Deputados, no Instituto de Estudos Socioeconômicos e na Embaixada do México.
LuizaCalvette