Cineclube Destaque site Pagu fev2022

Para inaugurar sua primeira edição do ano, o CineClube Beijódromo, agora em novo horário, debate o filme "Eternamente Pagu" celebrando também o centenário da Semana de Arte Moderna.

A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) e a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) têm a honra de convidá-los a participar da 8ª sessão do CineClube Beijódromo no dia 17 de fevereiro de 2022, às 12h30.

O filme, dirigido por Norma Bengell e estrelado por Carla Camurati, mostra a história de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu: escritora, poeta, diretora, militante comunista, feminista e visionária, que brilhou na Semana de Arte Moderna de 1922 e escandalizou conservadores. Uma mulher muito à frente de seu tempo, que desafiou os padrões e estereótipos do gênero feminino, vigentes no início do século XX.

Para além de conhecer a história de Pagu, o filme é importante para ambientar os telespectadores ao clima de efervescência cultural e o denso ambiente político vividos em meio à ditadura do Estado Novo. Uma denúncia ao controle imposto pelo governo às manifestações culturais em contraste com novos pensamentos de uma geração de artistas modernistas. Mostra-se, ainda, como um exemplo reflexivo daquela conjuntura, de enfrentamento de abusos políticos, da irreverência e da luta por ideais.

Participam da roda de conversa a socióloga Eline Jonas, a professora Katia Belisário e a cineasta Marcela Rabello. Durante a transmissão do evento, o filme não será exibido. No entanto, é possível assisti-lo e ler sua sinopse através do link http://www.pagu.com.br/noticias/eternamente-pagu/.

O encontro virtual será participativo pelo canal da Extensão UnB (https://www.youtube.com/watch?v=UMv60e7eZw8). Assim, durante a conversa, esperamos sua interação com as convidadas, enviando seus comentários e perguntas. Contamos com sua participação!

KatiaBelisario cineclube fev2022                                          Katia Belisário - Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília-UnB, doutora em Jornalismo e Sociedade pela UnB , com estágios de pós -doutorado em Gênero e Comunicação na Universidade Leicester, Reino Unido(2017/2018) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM, 2020). Atualmente é coordenadora do departamento de Comunicação Organizacional da FAC-UnB. Pesquisa as temáticas relacionadas a gênero e comunicação, com foco em representação política feminina no Brasil, estereótipos e preconceitos de gênero, violência contra as mulheres e envelhecimento feminino.
 Eline 4   Eline Jonas - Socióloga, doutorado em Ciências Políticas e Sociologia / Programa “ Las Relaciones del genero en las Ciências Sociales; Profa. Titular de Sociologia Aposentada (PUC/GO); Ex-presidenta da União Brasileira de Mulheres; Ex- Conselheira do CNDM e do CNS e ex-Presidenta do Conselho Estadual da Mulher/GO. Hoje integra a Diretoria da UBM/DF; Rep . Suplente da UBM no Conselho dos Direitos da Mulher/DF.
 MarcelaTamm cineclubefev2022   Marcela Tamm Rabello é cineasta, diretora de TV e professora de cinema. Começou sua carreira há 30 anos como continuísta, tendo tido a oportunidade de trabalhar em 13 longas e muitos curtas com diretores como Nelson Pereira dos Santos, Alain Fresnot, Cao Hamburger, Philippe Bracinsky, Hermano Penna, Márcio Cury, José Eduardo Belmonte, entre outros. Graduada e mestre em cinema pela Universidade de Brasília e mestre em Cinema e Multimídia pela Universidade Sorbonne, é professora de audiovisual em faculdades do Distrito Federal. Sua produtora, ISTRILI, entre outros trabalhos, co-produziu as edições de 2018, 2019 e 2020 do CineFest São Jorge – Festival de Cinema da Chapada dos Veadeiros.