Webinario Destaque site

 

 

A Universidade de Brasília (UnB) e Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) celebraram um Acordo de Cooperação Científica com objetivo, entre outros, de preservar o acervo e o acesso à biblioteca do Memorial, bem como a utilização do Memorial como espaço de promoção de eventos, cursos e oficinas com caráter extensionista que incrementem o diálogo da UnB com a sociedade através da figura emblemática de um de seus fundadores. 

 

Nesse sentido, com a finalidade de estabelecer uma interação dialógica com a sociedade acerca das obras e temas abordados por Darcy Ribeiro em sua trajetória intelectual, além de promover debates relacionados a questões contemporâneas que tenham interligação com o legado de Darcy Ribeiro, foi lançado o ciclo de webinários: “O Brasil como problema”: Darcy Ribeiro e a UnB: legado, pensamentos e fazimentos. 

 

Aproveitando o ano eleitoral de 2022, o primeiro webinário debaterá a participação das mulheres na(s) política(s). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres são maioria entre os 150 milhões de eleitores, somando 53%. No entanto, são minoria nos cargos de representação. Nesse sentido, no dia 23 de março de 2022 às 10h, teremos a 8ª edição do Ciclo de Webinários: “O Brasil como problema”, em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR).

 

No evento, que tem como título: “Mulheres na(s) Política(s)”, serão discutidas a presença das mulheres nos espaços públicos de poder e a participação na(s) política(s), além de buscar compreender o papel das mulheres na construção e execução da(s) política(s). Para fomentar as discussões foram convidadas a professora do Instituto de Ciência Política Flávia Biroli e as Deputadas Federais Erika Kokay e Joenia Wapichana . A mediação será realizada pela decana de extensão, professora Olgamir Amancia.

 

Quando: 23 de março de 2022

Horário: 10h às 12h Onde: https://www.youtube.com/watch?v=-Mn0EdJAYCM

Link para inscrições: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf

 

Contamos com sua participação!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 ÉRICA kOKAY                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

 

 

 

Nascida em Fortaleza, no Ceará, Erika Jucá Kokay tem mais de 45 anos de militância política em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos direitos humanos e dos direitos das parcelas mais vulnerabilizadas e minorizadas da população brasileira.  

Elegeu-se para cinco mandatos parlamentares consecutivos pelo Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal: foi deputada distrital duas vezes, nos anos 2000, e, desde 2019, cumpre o terceiro mandato de deputada federal.

 FLÁVIA BIROLI

 Flávia Biroli é professora associada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidenta da Associação Brasileira de Ciência Política (2018-2020), editora da Revista Brasileira de Ciência Política (2009-2017), editora associada da revista Politics & Gender (2019-20) e fez parte do Comitê Editorial da Revista Brasileira de Ciências Sociais (2018). Entre seus livros, destacam-se:  Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil (Boitempo, 2018). Fez parte do grupo de Assessoras da Sociedade Civil da Onu Mulheres-Brasil (2016-17) e do grupo de especialistas que preparou os relatórios para a Comission on the Status of Women 64 e 65, nos anos de 2019 e 2020. 

 joenia wapichana

 

 

Joenia Wapichana é formada em Direito (1997) pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), passou a atuar em defesa das comunidades indígenas por meio da assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima - CIR. Foi a primeira presidente da Comissão Nacional de Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2013. Em 2018 ganhou o Prêmio de Direitos Humanos da ONU. E, no mesmo ano, foi eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil.   

No período de mandato obteve três reconhecimentos. O primeiro, em 2019, a Medalha Myrthes Gomes de Campos pela OAB – DF, primeira advogada do Brasil e por duas vezes, 2019 e 2020, o prêmio Congresso em Foco na categoria Clima e Sustentabilidade. Na Câmara ela é Líder do seu partido, vice da Oposição e coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. 

profa Olgamir foto

 

 

Olgamir Amancia é doutora em Educação pelo PPGE/FE/UnB(2009), mestre em Educação pela UnB (2002) e graduada em Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Brasília (1985). Professora Associada da UnB atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e coordena o Projeto de Extensão e Ação Contínua (PEAC) Educação Ambiental no Parque Recreativo Sucupira. Gestora pública na área de políticas para mulheres atua, também, em pesquisas com os temas de gênero e sexualidade associados à educação. Atuou como membro do Conselho Superior do IFB( 2016 -2020), participou como membro da Gestão Superior da UnB(2016-2020) como Decana de Extensão, função que continua exercendo na gestão (2020-2024). Coordenou o Forproex- Regional centro-oeste de 2018-2019. Foi vice-presidenta do FORPROEX (2019-2021) e coordenadora do COEX/Andifes (2019-2021), É membro da Comissão Permanente de Extensão da AUGM, desde 2018. Atualmente é Presidenta do FORPROEX e Coordenadora do COEX /Andifes.