MUSEUS POSSÍVEIS, PESQUISAS POSSÍVEIS, com Maíra Guimarães e Sylvia Ficher
>>> Compartilhe no Instagram: https://www.instagram.com/p/DfRw-A3lYvn/
🏠 Na terça-feira, 10 de novembro, o MemoUnB recebe Maíra Guimarães e Sylvia Ficher para uma palestra sobre o espaço da pesquisa em museus, organizada pelo extensionistas do projeto “Casa Aberta”.
💡 Como resultado da pesquisa “Museus Possíveis: Histórias do Museu de Arte de Brasília”, as palestrantes abordarão o diálogo frutífero entre, de um lado, a investigação acadêmica e, de outro lado, projetos culturais, exposições, campanhas colaborativas e situações de contingência que caracterizam os museus. Em diálogo com o público, a palestra busca entender o lugar da história do Museu de Arte de Brasília – e de museus possíveis – na historiografia da arquitetura brasileira. O encontro marca o lançamento da edição impressa do livro e a entrega dos exemplares aos apoiadores do livro.
🏛️ Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, a arquiteta, designer e pesquisadora Maíra Guimarães foi professora substituta da FAU/UnB e sócia do estúdio Coarquitetos. Sua tese doutoral sobre o Museu de Arte de Brasília foi incorporada ao material institucional do Museu e deu origem à exposição MAB: Você Está Aqui (2026). Doutora em História Social pela FFLCH/USP, Sylvia Ficher é arquiteta e Professora Emérita da Universidade de Brasília. Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), coordena o grupo de pesquisa “Brasil, Brasília: Capítulos na História da Arquitetura e do Urbanismo” e é bolsista de Produtividade Sênior do CNPq.
A mediação será feita por Lara Almeida, estudante de Ciência Política e extensionista “Casa Aberta”.
Compartilhe e Pense em Casa!
📆 Terça-feira, 10 de novembro de 2026, de 17h a 19h
📍 Espaço da Memória da UnB – MemoUnB | SG 10, Campus Darcy Ribeiro
🎟️ Inscrições e certificados: https://www.instagram.com/p/DfRw-A3lYvn/
ℹ️ ddc.unb.br
Casas Universitárias da Cultura
Diretoria de Difusão Central
Decanato de Extensão
Universidade de Brasília
